O processo de lapidação de um diamante é feito de maneira artesanal; consiste em aperfeiçoar o seu formato e serve também para poli-lo. A qualidade da lapidação é primordial para determinar o seu valor, o brilho e a beleza da pedra.
O mesmo ocorre com o ouro. Para que seu brilho e seu valor apareçam é preciso que dele sejam eliminadas as impurezas, a escória. Isso se processa sob o fogo, em alta temperatura.
Os Desafios para Lapidar Talentos
O processo de lapidação de talentos e de eliminação das incompetências, de forma similar, acontece sob o calor dos desafios, das pressões das circunstâncias e das dificuldades de se superar as limitações de uma mentalidade baseada na escassez e programada para fracassar. O mesmo acontece com o diamante e o ouro, a lapidação de um e a purificação do outro, são o que realmente revelam o verdadeiro valor tanto da pedra quanto do metal. São processos fundamentais e imprescindíveis!
O progresso pessoal, baseado no autoconhecimento, no desenvolvimento de talentos e de habilidades, e o fortalecimento de atitudes vencedoras, também requer que aprendamos a desfazer-nos de pensamentos limitantes e ultrapassados e a substituí-los por ideias atualizadas de melhor qualidade de vida, se quisermos fazer mudanças para experimentarmos uma nova realidade, impregnada de oportunidades e de recursos ilimitados. Esse preço tem de ser pago para que a percepção e conquista do seu valor verdadeiro sejam conseguidos! É preciso “despir-se do velho e revestir-se do novo.”
A Espiritualidade Genuína Ativa suas Competências
Esse tipo de progresso assenta-se na espiritualidade genuína e, paralelamente, no desenvolvimento pessoal que visa atualizar a nossa percepção do real potencial de realização com o qual somos dotados – a nossa verdadeira natureza espiritual. É como se despertássemos um gigante adormecido no nosso interior! Consequentemente, nosso nível individual de competência se eleva, e, simultaneamente, a postura adequada de alguém, convicto de suas próprias capacidades, se manifesta na forma de presença palpável da autoconfiança, domínio-próprio, autocontrole, serenidade, e outras qualidades afins.
Estima-se que, no máximo, 5% das pessoas no mundo sabem disso. Elas pagaram o preço, conquistaram sua própria liberdade e tornaram-se verdadeiros pensadores. Os outros 95% das pessoas continuam escravizadas pelas circunstâncias e torcendo para que alguma coisa, algum tipo de fenômeno milagroso, aconteça para libertá-las de suas algemas. Ainda não aprenderam que “as coisas não mudam; nós é que mudamos”! Ainda não entenderam que progresso espiritual induz a um tipo de progresso pessoal “até que todos cheguemos… à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos…” (Efésios 4:13,14)
Escolha ser Mais e Melhor em Cada Oportunidade
De que lado você quer estar? Do grupo dos 5% ou dos 95%? Parece óbvia a resposta. Sendo assim, pague seu preço! Aprenda tudo o que puder sobre suas reais capacidades! Vá além das limitações! Invista no seu preparo pessoal! Otimize o seu potencial e maximize a sua performance! Você vai descobrir que valeu a pena. Vai valer pagar o preço do autoconhecimento e compreender finalmente que VOCÊ é o Segredo.
Não há escapatória, todos nós temos que seguir a orientação de Paulo: “…esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo…” (Filipenses 3:13,14)
IMPORTANTE SABER: Em geral, os brilhantes pequenos são lapidados em um único dia. Já nas pedras grandes (acima de 20 gramas) esse trabalho pode levar até mais de um ano! Quão grande e poderoso você quer que o seu potencial seja?