Você Sabe Lidar com Dificuldades?

Normalmente, quando momentos difíceis acontecem em nossas vidas, entra em cena o grau de preparo mental e emocional em que nos encontramos.  Isso determina como reagiremos aos acontecimentos e aos desdobramentos que se seguem.

Se sentirmos estremecidos, abalados e sem rumo, isso nos mostra que a perspectiva com que enxergamos o mundo e de como interpretamos as coisas está fragilizada por conceitos limitantes e baseados em sentimentos de escassez que predominantemente cultivamos.

Nessas condições buscamos maneiras de encontrar alívio focando no problema como algo a ser eliminado.  Inconscientemente e sem o sabermos, acabamos por transformar o problema em algo ainda mais sólido e palpável no nosso mundo.  É como se fôssemos hipnotizados a ver e sentir os efeitos do problema, o tempo todo! Na realidade estamos vivenciando os efeitos da nossa própria forma de interpretar a realidade.  É a nossa mentalidade se evidenciando em conformidade com as lentes por meio da qual percebemos a realidade.

Entender isso nos coloca em posição de vantagem para encararmos os desafios e nos ajuda a querer mudar o nosso foco de atenção, da seguinte maneira:

Se eu entendo, por pouco que seja, que minha mentalidade cria o meu mundo, passo a perceber que é melhor ir direto à causa do que simplesmente ficar lidando infindavelmente com os efeitos da minha forma de pensar.

Uma pergunta que ajudaria tremendamente a mudar o foco da nossa atenção, de forma praticamente instantânea, é: “Será que é isso o que realmente eu quero para mim?”  Instintivamente, a resposta vem ao nosso auxílio e nos faz virar o nosso foco em direção àquilo que realmente desejamos: “Não!”  Em seguida, a lógica do raciocínio nos conduz a uma outra pergunta: “Então o que eu quero?”

Essa última e simples pergunta faz instantaneamente o nosso foco se dirigir àquilo que realmente é importante – a solução, a resposta ou o resultado que realmente queremos obter!

Ponha isso em prática agora!   Encare uma situação qualquer que você não deseja e não aguenta mais suportar e pergunte a si mesmo: “É isso o que eu quero? Não! Então, o que eu quero?”

Mantenha o pensamento alinhado com essa última pergunta por uns 30 segundos, sem permitir que seu pensamento volte o foco para o problema que você quer evitar.  Isso agora significa que seu foco está voltado para o que você quer atrair ou obter e não mais em cima daquilo que você quer evitar.

Você vai ficar surpreso com a quantidade de pensamentos de alívio que virão te “salvar” do sufoco estressante e resultante do foco errado.

Algumas dicas extras para te auxiliar a migrar e manter o foco naquilo que é importante:

MANTENHA UMA PERSPECTIVA CORRETA

Lembre-se dos momentos positivos e dos resultados de progresso que você conseguiu obter anteriormente.  Isso ajudará a identificar os seus pontos fortes para obter sucessos e principalmente, ajudará a mudar a frequência vibracional do seu estado emocional para melhor atrair respostas.

ESTABELEÇA PEQUENAS E SIMPLES METAS

Isso te manterá ocupado. Comece com coisas simples e fáceis de serem feitas para que o sentimento de realização seja induzido.  Saia da inércia!  Faça algo!

PERGUNTE A SI MESMO: QUE TIPO DE LIÇÃO OU APRENDIZADO POSSO EXTRAIR DESSA SITUAÇÃO?

Isso te ensinará a como transformar um problema em oportunidade.  Uma coisa é importante você saber: não existem problemas!  Tudo é simplesmente uma oportunidade se desdobrando para que você faça progresso.  As leis do universo sempre irão te impelir a movimentar-se à frente em direção a algum tipo de progresso ou avanço que você estiver precisando fazer, a cada instante.  Sempre!

DÊ O MELHOR DE SI, EM TODAS AS SITUAÇÕES, E DENTRO DE TODO E QUALQUER CONTEXTO, APESAR DAS DIFICULDADES!

As extremas necessidades humanas fazem com que nos tornemos melhores pessoas e mais fortes.  Uma forma eficaz que aprendi para lidar com dificuldades é a de continuar agindo como se nada de errado tivesse acontecido!  Isso não só me faz preservar o foco nos meus objetivos, como também serve de vacina contra permitir uma adulteração da saúde e integridade do meu estado emocional de harmonia e paz.

O fato é que, cedo ou tarde, uma lição de extremo valor que todos nós acabamos sendo obrigados a aprender quanto aos infortúnios da vida, se quisermos continuar a progredir sem retrocessos e sem desviarmos a atenção do nosso foco, é o que Silvester Stallone diz ao seu filho, numa cena do filme Rocky Balboa, quando ele diz:

“A vida vai te bater tão duro! Mas, não se trata de bater duro, se trata de quanto você aguenta apanhar e seguir em frente! O quanto você é capaz de aguentar e continuar tentando! É assim que se consegue vencer!   Agora, se você sabe o seu valor, então vá atrás do que você merece, mas tem que ter disposição pra apanhar! E nada de apontar dedos e dizer que você não consegue por causa dele ou dela, ou de quem seja! Só covardes fazem isso, e você não é covarde!  Você é melhor do que isso!”

Manter o pensamento focado no que você deseja, e alinhar o pensamento com seus sentimentos mais nobres e convictos de estar vivendo o seu PROPÓSITO maior, é o que te faz jus ao mérito da realização e da conquista.

SEJA GRATO POR TODO O BEM QUE JÁ SE EVIDENCIOU NA SUA VIDA E, PRINCIPALMENTE, PELO O QUE AINDA NÃO!

A gratidão pelo bem já conseguido anteriormente é uma boa maneira de preparar o terreno da sua mentalidade para ser transformada. Mas, o que realmente é poderoso, é a certeza antecipada de que o seu desejo será concretizado, mesmo sem que qualquer evidência de seu aparecimento ainda tenha surgido no cenário da sua experiência!  Isso, sim, capacita você a obter e a atrair mais e melhores coisas para a sua vida.

Jesus sempre agradecia antes mesmo de que suas curas ocorressem!  No caso de Lázaro, antes de ressuscitá-lo disse: “Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves, … “(João 11:41-42).  Curiosamente, do mesmo jeito, o pássaro sempre canta antes do amanhecer!  Ele celebra (agradece) o novo dia antes mesmo de alvorecer, porque ele sabe que o dia vai surgir! Possivelmente, essa é a melhor maneira de se estabelecer uma sintonia com a frequência vibrátil do seu desejo antes mesmo dele se evidenciar em sua forma concreta.

RESUMINDO:  

Para toda situação sempre existirá 2 lados da moeda a serem consideradas.

  1. O que eu quero evitar
  2. O que eu quero atrair

Está em suas mãos escolher onde mirar o foco da sua atenção.  Em qualquer dos casos, você sempre colherá o fruto daquilo em que depositou seus sentimentos e concentrou sua atenção.

Autor: Marco Aurélio Pacifici 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima